QUERIDOS ALUNOS PARA PASSEAR NO BLOG, CLIQUE NOS MARCADORES DE SUA ESCOLA OU NO ASSUNTO DE SEU INTERESSE.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Por todos os lados - As formas estão nos obejetos domésticos mais simples, assim como nas sofisticadas animações 3D.

Formas e medidas nos cercam por toda parte. Lidamos com elas para decorar o quarto, atravessar a rua ou até mesmo organizar a comida no prato. Em particular, os produtores de desenhos animados trabalham muito bem om elas.
Em Up-atlas aventuras, freddricksen cercou-se de objetos geométricos, desde os balões com que trabalhava- e que ajudaram sua casa a levantar voo- até um pequeno distintivo feito com uma tampinha de refrigerante, que ganhou de presente de sua falecida esposa, Ellie.
Muitas dessas formas podem ser matematizadas, ou seja, transformadas em sentenças matemáticas para que os computadores gráficos das produtoras consigam transformar essas sentenças matemáticas em desenhos. “Sem a Matemática, não teríamos esses ambientes e personagens visualmente ricos”.


Cena do filme Up-Atlas Aventuras






















Na cena do desenho animado da imagen acima, há vários elementos gráficos que podem ser representados por uma equação. Repare, por exemplo, na corda que prende o menino Russell à corda puxada por Fredricksen. A corda esticada tem forma de uma reta, que pode ser representada pela equação y = ax + b. Já o nariz de Fredricksen poderia ter seu "volume" calculado pela fórmula V = 4πr3/3, poís é semelhante a uma esfera. Com a ajuda da computação gráfica, essas fórmulas viram desenhos que divertem multidões de espectadores.